segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Obra Premiada

Finalmente, a obra que deu origem ao troféu!
Este post é inteiramente dedicado á minha obra, de modo a que todos sem excepção a possam apreciar ou reapreciar, e aqui inclui-se naturalmente o júri que lhe atribuiu o segundo lugar do pódio, na eventualidade de por cá passarem.
Como já terão reparado, numa das laterais que compõe o meu blogue, há muito tempo que está exposta uma taça. O facto de nunca ter feito uma referência a este troféu com um post, tem explicação.
Depois do concurso e da atribuição dos prémios devidos, em 19 de Junho de 2009, as obras vencedoras, foram expostas na Junta de Freguesia da Reboleira, para que o publico de uma forma geral as pudesse apreciar. Acontece que houve alguma dificuldade no cumprimento do acordo, ainda que verbal, pela parte da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/J1 Vasco Martins Rebolo, entidade que promoveu o concurso, com os alunos e respectivos encarregados de educação. Ou seja, quando foi solicitada a devolução do meu trabalho no final da exposição, não foi devolvido de imediato. Aliás, levei mesmo alguns meses para o reaver.
Contudo, confesso que esta situação em parte acabou por me agradar. Afinal, ninguém desvia ou retêm uma obra de arte se esta não tiver valor, não é? Por exemplo, vejam só a segurança que as pinturas do Picasso necessitam de ter para que não desapareçam!
Acaba assim por fazer parte do reconhecimento do meu valor nas artes plásticas.
... (Adiante).
Este prémio foi resultado de um trabalho esforçado e dedicado, ao qual me propus no âmbito dos 2º Jogos Primaveris – Concurso de Pintura e Desenho, com o tema “ Ser Solidário” no escalão do 1ºAno, realizado em Maio de 2009.
Contei com a ajuda do meu tio “Pinoka”, um perfeccionista que me atormenta no que respeita a trabalhos escolares ou criativos quando a sua ajuda é solicitada, sempre com o objectivo de que o meu brio não seja posto em causa. Ainda hoje está inchado com a minha conquista.
Na sua opinião, o essencial é participar nos desafios independentemente dos resultados. O nosso empenho é o mais importante, a nossa superação pessoal.
Nestas circunstâncias, o primeiro lugar acaba por não ter tanta importância quanto a que lhe é atribuída. A avaliação feita pelos outros é sempre relativa. È relativa ao espaço, aos prémios, aos concorrentes ou participantes, ao gosto pessoal, á organização do evento, ao objectivo fundamental, etc. No fundo, é só e não mais que isto, quem nos julga a nós ou ao nosso trabalho, de uma forma ou de outra está sempre condicionado.
O meu segundo prémio sabe-me a primeiro, e eu sei porque sabe...

As modalidades para participação, eram as seguintes:

- Literatura: Poesia com o tema “Ser Solidário”
- Literatura: Prosa com o tema “Ser Solidário”
- Pintura e Desenho: Subordinado ao tema “Ser Solidário”
- Palavras Cruzadas: Subordinado ao tema “Ser Solidário”

Optei pela modalidade de Pintura e Desenho.

Em baixo, a imagem da Obra deste meu primeiro desafio, nas artes plásticas, ainda durante primeiro ano do ensino básico.

Para mais tarde recordar.






2 comentários:

Anónimo disse...

Querida Débora,

parabéns! O seu trabalho artístico certamente e, você o sabe, merecia ser uma "obra premiada". Lindo desenho, belo texto e este bonito troféu (taça). Fiquei impressionada do quanto você sendo uma menina ainda tão novinha, é tão repleta de predicados...
Patinação artística, curso de modelos, desenho artístico e amor por seus pais. Muitas felicidades para você.

Beijinhos.
Denise, aqui do Brasil.

Débora disse...

Obrigada, Denise
Bjs. de Portugal

Álbum Escolar

Recordar é Viver

Diplomas e Certificados

A Minha Idade